It would be great if you could support us with a small donation.
It might not be much for you, but it would help us providing more and better interviews in the future.
With a little bit of your support we might be able to realize even more!


Popular in Japan and outside of it, LM.C caught the hearts of their fans in the whole world! The show was postponed 3 times, but it was worth the wait!
3 did the charm; they presented us with a night we will never forget and we want to share this experience with you!



Quem se lembra do LM.C das antigas, quando se apresentaram nos Estados Unidos, América do Sul e Europa, durante a turnê STRONG POP, em 2012? Bem, até hoje, a dupla de rock, composta pelo vocalista, maya, e o guitarrista, Aiji, ainda é totalmente ativa. Desde a estreia deles em 2006, a dupla ficou cada vez mais famosa, lançando músicas de gêneros variados, como pop-punk, pop-rock, eletro-pop, rap-rock, e até mesmo hard-rock, até que conseguiram tocar no famoso Nippon Budokan, em 2012. Depois disso, eles também tocaram várias vezes no exterior. Para comemorar o lançamento do 8º álbum, KAIBUTSUEN (怪物園), em 6 de abril desse ano, LM.C entrou em uma turnê de mesmo nome em março de 2022. Originalmente, a turnê estava prevista para acabar em abril, mas devido a situações preocupantes, a final da turnê foi cancelada duas vezes: na primeira, porque maya (vo.) testou positivo para Covid-19, e na segunda porque Aiji (gtr.) sofreu uma surdez súbita. Felizmente, a situação de Aiji está melhor e o LM.C finalmente conseguiu fazer o show do final da turnê em 1º de agosto de 2022, na duo MUSIC EXCHANGE, em Shibuya, Tóquio, na sua terceira tentativa.

O palco, estava decorado pelo famoso logo da banda (um coelho com um piercing na orelha e “LM.C” escrito no interior) na parte de trás, estava cheio de luzes coloridas quando seus atuais membros de apoio, o baterista, Ishii Yuya e o baixista, mACKAz, entraram no palco, seguidos por Aiji e, por ultimo, mas não menos importante, maya. As fãs receberam os membros com aplausos, e alguns até estavam balançando bastões de neon. maya e Aiji estavam usando o atual figurino preto com faixas amarelas penduradas nas mangas das camisas e nas calças. Depois que as fãs tiveram a oportunidade de cumprimentar a banda, a batida lenta e contínua da primeira música, Elephant in the Room, outra música do 8º álbum da dupla, ecoou pelo espaço. Fãs estavam aplaudido no ritmo da batida enquanto Aiji tocava sua guitarra com um olhar imperturbável em seu rosto, o que intensificava a atmosfera obscura e misteriosa. Enfatizada pelos riffs pesados da guitarra, essa atmosfera continuou até a segunda metade da segunda música, Valhalla, outra música nova, provando que o LM.C, que são bem conhecidos por seus hits puxados para o pop, são totalmente capazes de entregar músicas pesadas e intensas. Enquanto a música chegava em seu primeiro refrão, o tom de rock ficou mais rápido e maya começou a usar o palco inteiro, dançando com um sorriso enorme no rosto, enquanto Aiji entregava um impressionante solo pesado em sua guitarra no meio da música.

Apesar de a dupla ter tocado apenas duas músicas, as fãs não conseguiam mais segurar seus sentimentos de felicidade e começaram a gritar os nomes dos membros da banda depois de aplaudir novamente. Enquanto recebia todo o amor das fãs, maya as presenteou com o primeiro MC da noite. “Olá, nós somos o LM.C! Vocês não devem exagerar, mas também não precisam se segurar, por favor, se divirtam e aproveitem!” ele disse antes de começar a terceira música, DOUBLE DRAGON, fazendo a atmosfera no espaço se iluminar enquanto a audiência começava a cantar “Wowowwowowowow!” junto com maya. O show tinha acabado de começar, mas tanto a banda quanto as fãs claramente estavam se divertindo muito. Durante Panic Time, maya começou a dançar com o apoio do microfone enquanto apontava para suas fãs, enquanto durante a música seguinte, No Emotion, ele segurou o microfone diretamente e direcionou à plateia, encorajando a gritar e cantar ainda mais alto.

O palco estava tomado por luzes azuis enquanto sons de chuva começaram a tocar, indicando que o momento das baladas da noite estava preste a começar. E de fato, a próxima música foi Lost Summer, uma nova balada envolvente do álbum mais recente do LM.C: uma homenagem ao tempo que todos perderam devido à pandemia em 2020. Aiji continuou entregando riffs emotivos, enquanto maya se entregou enquanto cantava da forma mais intensa possível, segurando o microfone bem perto de si com as duas mãos. Continuando com a vibe emotiva, eles seguiram para CAMPANELLA, mais uma bela balada melodiosa que eles lançaram inicialmente como um single digital antes de adicionar ao seu novo álbum. A plateia estava claramente hipnotizada pela performance dessa balada emocionante, mostrando à banda admiração com mais uma salva de palmas.

Depois disso, maya falou com a audiência novamente, “Vocês estão bem? Estão usando o máximo da sua voz? Eu estou realmente feliz, também porque nós acabamos de comemorar meu aniversário aqui ontem”, ele cumprimentou todos, ganhando vários “Parabéns!” da plateia. “Então, desde ontem vocês têm permissão para gritar novamente durante os shows. Apenas em alguns espaços específicos de Tóquio, mas eu estou feliz mesmo assim.”, ele explicou, “Eu fiquei muito tocado por poder ouvir vocês cantando pra mim no meu aniversário. Espera… Eu só tô falando do meu aniversário, né?… Desculpa!” ele riu, e as fãs também. Apesar de ter acabado de se desculpar, maya realmente não conseguiu parar de falar do seu aniversário até que a dupla continuou com o show e o ritmo animado das músicas seguintes, MONROEwalk, Montage e Happy Zombies tiraram a plateia do estado de transe. Em seguida, mais um MC começou, durante o qual maya expressou como estava se sentindo, “Eu estou me divertindo tanto, obrigado! O show está divertido pra vocês também?”, as fãs responderam gritando coisas como “Sim, está divertido!”, e o grito alto de um fã homem se destacou e fez todo mundo rir.

maya continuou falando sobre o 15º aniversário da banda que está chegando e que ele está animado para ver o que vão fazer de agora em diante. “Eu vou continuar cantando daqui pra frente para mostrar para todas que nos apoiam e que vêm para os nossos shows que vocês podem chorar livremente enquanto ouvem nossas músicas”, ele começou, antes de contar uma história sobre como ele conseguiu ver uma fã chorando sem parar em um show em Nagoya apesar de ela estar usando uma máscara. Apesar de estar falando de algo meio triste, maya conseguiu transformar a história em algo engraçado, acrescentando “Mas eu ainda não sei porque ela estava chorando. Talvez porque queria ouvir uma música diferente da que nós tocamos no final”, as fãs riram novamente, até que maya encerrou o MC perguntando “Vocês vão ficar comigo um pouco mais? Eu vou parar de falar agora porque nossas músicas tem tudo o que eu preciso falar, então eu vou só cantar intensamente para conectar nossos sentimentos com o futuro”.

maya (Vo.)

A música seguinte, End of the End, é a ultima e provavelmente a mais pesada que eles tocaram do álbum mais recente naquela noite, e as fãs balançaram as mãos no ritmo dos riffs pesados da guitarra. A atmosfera ficou ainda mais quente quando o LM.C seguiu com uma música nostálgica e queridinha das fãs: The LOVE SONG. As fãs pularam, aplaudiram e balançaram as mãos intensamente, até que a banda baixou o volume da música para deixa-las cantar o ultimo refrão sozinhas. Apesar do longo tempo que passou desde a ultima vez que podiam gritar e cantar em shows, as fãs cantaram a letra sem hesitar, se unindo à banda. Nem precisa falar que esse foi um dos momentos mais bonitos da noite. As fãs não tiveram nem um segundo de descanso enquanto o LM.C seguia com Chameleon Dance, uma música eletro-pop que conseguiria facilmente transformar o espaço em uma discoteca. Combinando com o título da música, luzes vermelhas, verdes e rosas inundavam o palco enquanto lasers verdes passavam entre as fãs, que estavam pulando o mais alto que conseguiam enquanto maya gritava “Vamos lá! Nós vamos dar vida ao visual kei de agora em diante também! Sai do chão! Sai do chão!”. No final da música, maya anunciou que o LM.C iria tocar mais duas músicas, uma delas sendo The BUDDHA.

Todo mundo esperava que a música seguinte fosse a última, até que maya perguntou “Podemos tocar mais uma música antes da última?” e os riffs rápidos de OH MY JULIET., uma das músicas mais icônicas da dupla, soou pelo espaço. A plateia explodiu em animação quando reconheceram a música, com algumas fãs colocando as mãos no rosto em surpresa, como se não conseguissem acreditar. Imediatamente os cabelos das fãs começaram a esvoaçar enquanto elas faziam headbang e mais uma vez todo mundo começou a cantar durante a música inteira. A jornada nostálgica pelas músicas mais populares do LM.C continuou com PUNKY❤️HEART. Enquanto as batidas animadas intensificavam a atmosfera alegre dentro do espaço, maya colocou as mãos acima da cabeça, fazendo um coração com os braços. “Esse é o tipo de vista que alguém só consegue ter aqui!” ele elogiou as fãs que estavam pulando. Quando a dupla chegou no último refrão, maya gritou “Agora é com vocês!” e parou a música para que as fãs cantassem o ultimo refrão novamente, tudo isso enquanto bandeiras brancas enormes com listras rosa e brancas apareceram nos cantos esquerdo e direito do palco, lembrando os figurinos do vídeo de PUNKY❤️HEART. Depois de construir mais uma memória incrível cantando juntas, as fãs claramente não conseguiam mais se segurar e começaram a fazer headbang até o fim da música.

Como estavam esperando que fosse o fim do show, as fãs ficaram paradas por um instante, até que maya decidiu que ainda não era a hora do show acabar e pediu para tocar mais uma música. A música escolhida foi HOSHI NO ARIKA (星の在処。-ホシノアリカ-), mais uma música nostálgica com letras que não apenas descrevem a subida da dupla até a fama, mas também o vínculo entre eles e suas fãs, agradecendo por terem nascido na mesma era que eles, realmente a música perfeita para encerrar uma noite incrível. O baterista, Ishii Yuya, e o baixista, mACKAz, assim como Aiji, se juntaram a maya no meio do palco e tocaram seus instrumentos enquanto se encaravam com sorrisos enormes, enquanto as fãs balançavam as mãos o mais rápido que conseguiam. maya encerrou a música com um “Obrigado, Shibuya!” e continuou apresentando os membros, “Na bateria, Ishii Yuya, no baixo, mACKAz, na guitarra, estamos todos felizes que ele está de volta, Aiji, e finalmente…”, ele apontou para si mesmo e continuou, “o super vocal, maya!”, e as fãs presentearam os membros com uma grande salva de palmas.

LM.C Twitter

Por fim, Aiji e maya se viraram para a plateia mais uma vez para expressar seus sentimentos. Aiji começou dizendo “Obrigado por virem hoje. Dada a situação atual, não é mais tão comum fazer shows, então hoje me fez perceber o quanto shows são especiais. Apesar de que não tínhamos certeza se conseguiríamos realizar o show de encerramento, foi uma turnê incrível que me fez aprender algo muito importante: não desistir. Isso é algo muito importante de se aprender, principalmente agora que já estamos no nosso 15º ano. É algo que eu aprendi apenas porque continuei com o LM.C. Eu tenho certeza de que algumas fãs não puderam vir hoje porque o show foi remarcado, então por favor, falem para as suas amigas que o LM.C ainda está por aí e que são sempre bem vindas. Eu quero que o LM.C exploda! Vamos Explodir juntos. Obrigado!”, maya continuou dizendo, “Vocês se divertiram? Muita coisa aconteceu durante essa turnê e eu tenho certeza de que várias coisas difíceis vão aparecer no nosso caminho de agora em diante também, mas nós vamos dar o nosso melhor. Vamos nos unir assim novamente! Fiquem saudáveis!”, e com essas palavras, ele e os outros membros deixaram o palco.

No fim, o encerramento da turnê foi muito bem sucedido, já que o LM.C entregou um show poderoso do começo ao fim, deixando todo mundo que compareceu sem fôlego. Com uma música atrás da outra, a dupla mostrou sua habilidade de ir de um estilo musical para outro, de riffs pesados para baladas emocionantes, músicas dançantes e rock clássico. Para alguém que os viu há 10 anos, se tornou mais visível para mim o quanto o LM.C cresceu. Eu, pessoalmente, amei como eles começaram com músicas pesadas e obscuras e passaram para faixas mais alegres até chegar nas mais amadas no final, dando vida ao espaço com sua música. Por fim, eu fiquei mais do que tocada pelas fãs cantando com a banda. Foi a primeira vez em 3 anos que eu vi uma banda e suas fãs se conectar cantando juntos, que é o motivo pelo qual o show me fez sentir esperança de que o mundo como era antes da pandemia pode se tornar uma realidade novamente. Nós esperamos que o LM.C também consiga se conectar com as fãs estrangeiras novamente em breve, e espero ver o que eles irão mostrar futuramente depois de provar que são tão adaptáveis quanto camaleões. Para as fãs antigas: LM.C ainda está por aí, dando o seu melhor, então ouçam seu novo álbum! E para aqueles que ainda vão conhece-los: nós esperamos que esse relato tenha te dado uma ideia do tipo de banda que o LM.C é, e que você dê uma chance a eles e ouça suas músicas.

Report: Tiffany
Translation: Amanda

LM.C OFFICIALLM.C TWITTER
SpotifyApple Music

It would be great if you could support us with a small donation.
It might not be much for you, but it would help us providing more and better interviews in the future.
With a little bit of your support we might be able to realize even more!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s