It would be great if you could support us with a small donation.
It might not be much for you, but it would help us providing more and better interviews in the future.
With a little bit of your support we might be able to realize even more!

A performance that showed that you can’t evaluate the artist by the size of the venue. We experienced an amazing and perfectly thought-through show in a venue with roughly 100 people. But see for yourself, why this one was so special!



“Pandemônio demoníaco” (百鬼夜行). O show de MEME no Aoyama RiZM, em 21 de setembro de 2022, tinha um título misterioso, com adição de um subtítulo em inglês: “Humanity down the drain” [Humanidade ralo abaixo]. O conceito da noite toda parecia ser sobre perder a humanidade e se entregar ao lado obscuro. Nós temos trabalhado com MEME desde que começamos essa página, mas ainda tínhamos que vê-lo se apresentar ao vivo, então esse show foi a oportunidade perfeita pra mudar isso!

MEME consiste no frontman L e seus membros de apoio. As músicas de MEME e seu estilo meio que lembram um tipo de versão reformulada da cena do visual kei do início dos anos 2000, mas de uma forma agradável e única. Apesar de ser uma banda de Nagoya, MEME sempre se certifica de marcar eventos e shows na capital também. Nós tivemos o prazer de ir a um desses shows e queremos compartilhar nossa experiência com vocês!

Quando a cortina foi levantada, L apareceu no palco enquanto girava uma luz e introduzia a primeira música da noite: UNKNOWN. Esse começo dramático virou algo agressivo rapidamente quando as fãs começaram a fazer headbang no ritmo cada vez mais rápido da música. Eles continuaram com todas as forças com PURGATORIO (プルガトリオ), onde o baixista de apoio, Taishi, e o guitarrista, ZERO, enlouqueceram junto com as fãs. L assistia suas fãs atentamente durante um interlúdio de bateria. A mudança para a música seguinte foi igualmente impressionante. Foi tão suave que nem dava para perceber onde uma música acabava e a outra começava! L deixou a plateia arrepiada mudando entre um rap melódico, risadas histéricas e guturais graves em VIOLA (ヴィオラ). A música seguinte foi LOVE SONG. Depois de introduzir a música com as palavras “This is a…! this is a love song!” [Essa é uma…! Essa é uma canção de amor!], todas as fãs ligaram suas lightsticks e L abriu seu guarda-chuva de Gueixa. Seus movimentos graciosos com o guarda-chuva acompanhando a melodia delicada criava um contraste tão grande com sua voz grave que nós fomos pegas totalmente de surpresa! Continuando, veio FRIDAY THE 13TH, que começou com uma introdução à capela, na qual L mostrou que também é capaz de fazer sua voz soar por toda a casa de show.

Uma das características mais marcantes dos shows de MEME são definitivamente as transições suaves de uma música pra outra, que são quase imperceptíveis, mas sem transformá-las em uma única música longa! Antes de começar ONANIE (オナニー), ele pediu pra audiência se livrar da sua “humanidade”. Uma frase que se repetiu algumas vezes durante a noite; uma conexão direta com o subtítulo do show daquele dia. A música que veio a seguir permitiu que as fãs tivessem um pequeno intervalo, já que era uma mais calma, onde L demonstrava uma voz cantada mais emotiva. A iluminação vinha de trás do palco e dava ênfase aos gestos dramáticos da performance de L.

Como esperado de um show que levou o nome de uma das músicas, é claro que essa faixa não podia ser deixada pra trás! Com as primeiras notas de HYAKKI YAKOU (百鬼夜行) ecoando pela casa de show, L pegou seu guarda-chuva novamente e as fãs pularam em animação! Andando da direita para a esquerda e girando o guarda-chuva, L observava intensamente as fãs que estavam na frente, até um momento ainda mais dramático da música, onde ele derrubou seu guarda-chuva e se concentrou apenas em seu canto. Em NIGHT CRAWLER, L levantou os braços, como se quisesse cumprimentar suas fãs, que começaram a fazer headbang imediatamente. O vocalista as motivou a dar ainda mais de si, gritando coisas como “Vamos lá, eu quero mais!”. Antes da música acabar, L fez um gesto com sua mão, como se quisesse ver se a vista estava boa pra uma foto e aí a música seguiu com suas notas finais. Eles continuaram com DIABOLIC, uma música que simplesmente gruda na sua cabeça uma vez que você a ouve! A plateia inteira começou a fazer furi em sincronia enquanto L foi graciosamente até ZERO e seguiu até as fãs do seu lado. Quando a música estava chegando no fim, a plateia inteira estava pulando no ritmo da música, junto com a banda! Antes que a gente se desse conta, já estava chegando a ultima música: MANTORA. As fãs estavam dançando, pulando e batendo palmas! Mas isso não era suficiente para L! Ele pedia tudo delas e apontava em sua direção pra motivá-las ainda mais. Sem esperar pelo fim da música, L desapareceu do palco e os membros de apoio mostraram do que são capazes com um encerramento impressionante!

O ato principal não tinha MCs longos, apenas intervalos curtos onde L motivava as fãs a dar ainda mais, mas depois que a banda voltou para o encore, ele realmente levou o tempo que precisava para falar com a audiência. Durante o MC, L parava por alguns instantes com uma certa frequência para escolher suas próximas palavras cuidadosamente. Ele compartilhou seus sentimentos sinceros sobre o projeto e também mencionou que as vezes ele se preocupa sobre o que ele deveria fazer para as coisas funcionarem. “Eu não sou muito inteligente, mas eu quero continuar cantando até que não tenha mais ninguém que ouça. Mas vocês ainda estão aqui, então obrigado por esse encore”. Ele continuou nos falando que para continuar cantando, ele ia precisar jogar fora sua humanidade: nada de pensar, apenas cantar! E foi por isso que ele escolheu o subtítulo em inglês “Humanidade ralo abaixo”. Depois dessa parte emotiva do MC, ele mencionou que ainda não está permitido usar a voz nos shows, “mas vocês podem usar seus corpos, então, por favor, continuem me acompanhando!”. E aí MEME começou a primeira música do encore: KOJIIN R&B (孤児院R&B). A vibe na casa de show mudou completamente com essa música: L e as fãs estavam batendo palmas em uníssono e a iluminação era notavelmente mais clara que antes. A última música naquele dia foi IN MY BLOOD, que ele introduziu com as seguintes palavras: “Me deem todo seu amor e se livrem do seu lado humano!”. A iluminação voltou a ficar escura pra essa música. É o tipo de música que pode continuar por quanto tempo a banda quiser, sem nunca ficar cansativa! As fãs estavam aplaudindo e balançando suas cabeças. A banda foi aumentando cada vez mais o ritmo da música de forma divertida, e era óbvio o quanto todo mundo estava se divertindo! A música perfeita pra encerrar a noite!

Eu não estou exagerando quando digo que a performance inteira me fascinou. A transição de uma música pra outra foi arranjada perfeitamente. Algo que as vezes até bandas mais experientes tem dificuldades pra conseguir fazer, mas MEME fez sem esforço algum, de forma totalmente natural. A performance no palco também combinava totalmente com a música. Os elementos japoneses tradicionais, como o guarda-chuva de Gueixa, por exemplo, dava um ótimo contraste com as batidas e as letras inspiradas em terror. Nós realmente temos orgulho de ser uma das primeiras páginas que tiveram a oportunidade de entrevistar MEME. Se vocês estiverem interessados nas entrevistas, por favor, deem uma olhada! (Vocês podem encontra-las aqui)

Report: Jenny
Translation: Amanda

MEME MARKETMEME OFFICIAL TWITTER

It would be great if you could support us with a small donation.
It might not be much for you, but it would help us providing more and better interviews in the future.
With a little bit of your support we might be able to realize even more!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s