Photo by Megumi Iritani

It would be great if you could support us with a small donation.
It might not be much for you, but it would help us providing more and better interviews in the future.
With a little bit of your support we might be able to realize even more!

If you ever wondered what would happen if you combine visual-kei, Japanese traditional elements and a ton of humor, then zigzag would be the answer. With their unique and creative concept and performance, and incredible musical skills, they made sure every single person in the complete sold-out Budokan was having the time of their life. 



Se você já se perguntou o que aconteceria se combinasse Visual Kei, elementos tradicionais japoneses e uma pitada de humor, então zigzag seria a resposta. Com uma performance e conceito únicos e criativos, e habilidades musicais incríveis, eles se certificam de que cada pessoa no Budokan totalmente lotado estivesse tendo o melhor momento das suas vidas.

-Shintenchi Kaibyaku Shuudan- zigzag (−真天地開闢集団ジグザグ), ou apenas zigzag, começaram suas atividades em janeiro de 2016, e imediatamente obtiveram reconhecimento pelo conceito único. À primeira vista, há vários elementos tradicionais do Japão, desde à musica até os figurinos, mas suas músicas geralmente são sobre coisas simples do dia-a-dia. Adicionando um tom humorístico à mistura e nunca se levando a se levando a sério de mais, motivo pelo qual aparentemente muitos se identificam com a banda, como mostrado pela apresentação com o titulo zigzag (慈愚挫愚), que ocorreu em 15 de novembro de 2022, no lendário auditório Nippon Budokan, e teve seus ingressos totalmente esgotados. Nós tivemos o prazer de passar por essa experiência e compartilhar com vocês as nossas impressões dessa apresentação tão especial.

Estava uma escuridão completa, exceto pelas projeções do passado da banda em uma tela enorme na frente do palco. A banda chegou ao palco por trás da tela e a primeira música, TAGATAME (タガタメ). Apesar de ser possível vislumbras a banda através da tela, o foco principal era ela e as imagens e letras que eram projetadas. Foi durante PROMISE, a segunda música, que a tela caiu e finalmente tornou-se possível ver a banda claramente. -mikoto- (vocalista) tocava guitarra enquanto cantava; a bateria de -kagemaru- (baterista) estava tão alta que era impossível perder qualquer um dos seus movimentos; e, -ryuya- (baixista) estava totalmente concentrado, se movendo graciosamente enquanto tocava.

Depois de KONOHA (コノハ), foi a hora do primeiro MC da noite. Os membros da banda estavam acenando totalmente animados para as fãs e –mikoto- explicou que apesar de gritar ainda não estar autorizado no auditório ainda, as fãs podiam bater palmas. Para ter certeza de que as fãs estavam prontas para essa “missão”, -mikoto- gritou “yei yei yei” para que as elas batessem palmas no mesmo ritmo em seguida. Aos poucos ele foi gritando mais rápido, e as fãs conseguiram acompanhar. Na terceira ou quarta vez, o ritmo ficou complicado de mais para que elas conseguissem acompanhar e todas acabaram rindo enquanto acabaram por desistir, foi impossível vencer -mikoto-. Foi uma forma incrível de se conectar com as fãs e fazê-las rir. -mikoto- continuou dizendo que eles estavam extremamente surpresos de ouvir que quase todos os ingressos foram vendidos bem rápido através do fã-clube e eles não conseguiam acreditar que tantas pessoas iriam querer ver eles. -ryuya- admitiu que foi tão inacreditável que ele nem ficou nervoso até a manhã do show, e –kagemaru- simplesmente parecia animado por estar lá.

Photo by Megumi Iritani

E, mudando completamente a vibe outra vez, NIHAO WANTANMEN (ニイハオ・ワンタンメン), com sua introdução com sons tradicionais da ásia, foi a próxima. -ryuya- pulou no ritmo da música leve e divertida, enquanto -mikoto- estava ocupado fazendo furitsuke e balançando a cabeça para os lados no ritmo da música. Os dois e o guitarrista de apoio dançaram em sincronia, se movendo de um lado para o outro, uma visão extremamente adorável, quase como uma pequena coreografia. Mas aí tudo ficou escuro, exceto pela luz vermelha misteriosa que preenchia o espaço enquanto -mikoto- fazia guturais e gritos incríveis e impressionantes, e as fãs começaram a fazer headbang loucamente. E tão rápido quando começou, essa vibe acabou, e logo voltamos para a melodia leve e divertida, balançando de um lado para o outro novamente, agora com as fãs junto deles.

Depois da balada emotiva, GOGATSU NO YUKI (五月の雪), foi hora de mais um MC. Depois de se certificar de que a audiência ainda estava viva, -mikoto- a informou que eles eram uma banda de visual-kei e questionaram se haviam bangyas na plateia (apesar de que poucas tiveram coragem de admitir e levantar a mão). -mikoto- explicou que eles não eram uma banda há tanto tempo e já tiveram que se despedir de um membro que era bem popular, o que faz com que eles perdessem várias fãs também. Eles estavam perto de desistir e parar, mas como eles não conseguiram desistir da música, eles foram capazes de estar de pé no palco naquele dia.

-mikoto- gritou “bangya, suas cabeças!!” enquanto ia em direção à plataforma, abria os braços e as primeiras notas de SOREDEMO HANAYO, SAKE. (其れでも花よ、咲け。) tocavam. As fãs imediatamente começaram a fazer headbang. Essa é outra música durante a qual é possível presenciar a ampla tessitura vocal de -mikoto-, do canto tradicional japonês aos gritos até a bela voz emotiva e melódica, ela tem o pacote completo. Durante essa música -kagemaru- também pareceu se divertir muito, girando suas baquetas constantemente enquanto tocava de uma forma que parecia totalmente não precisar de esforço nenhum, e dava para ver que ele é um baterista extremamente habilidoso.

Depois de músicas bem leves, como USAGI GIRL (兎girl) e LAST DAY LOVER (ラスディ ラバー), a vibe voltou a ficar mais pesada com REQUIEM e GURU. -ryuya- tinha muito espaço no palco enorme do Budokan, que ele usou ao máximo, andando para todos os lados, fazendo headbang e se inclinando para trás de forma totalmente elegante enquanto tocava. Enquanto isso, -mikoto- revezava sem esforço algum e de forma totalmente suave entre rap, agudos e guturais.

Photo by Megumi Iritani

Outra característica bem diferente do zigzag eram os vídeos mostrados na tela acima do palco durante as músicas. Na vez de KAO GA SUKI (顔が好き), as letras da música eram exibidas em constelações insanas, como a menor fonte imaginável, letras enormes, ou algumas partes da letra sendo censurada. Eles tocando suas músicas intensamente enquanto coisas doidas apareciam na tela foi a combinação mais hilária, o que quase descreve a banda perfeitamente.

Depois de APPARE CHINDOUCHUU (あっぱれ珍道中) e BOUKYAKU NO KANATA (忘却の彼方), todos os membros saíram do palco e houve um pequeno intervalo, durante o qual dava para ouvir um assobio pelos amplificadores, que as fãs acompanharam batendo palmas. Porém, mais uma vez, o ritmo ficou muito rápido para as fãs, e todo mundo riu. Então tudo ficou escuro novamente e -kagemaru- e sua bateria estavam prontos para um solo. Já nas primeiras batidas a plateia inteira ficou completamente animada. Na primeira parte do solo, -kagemaru- sinalizou para que as fãs batessem palmas no ritmo, e pareceu uma performance em conjunto, já a segunda parte foi no mínimo de tirar o fôlego. O solo era bem longo e, apesar de ser notavelmente complicado e exigir muita habilidade, -kagemaru- tocava tranquilamente, rindo e mostrando os músculos dos braços no fim. Com isso, o resto da banda voltou com a introdução de KAERITAI KEDO KAERENAI (帰りたいけど帰れない) [tradução: eu quero ir embora, mas eu não posso]. Fumaça foi liberada no palco e as fãs pularam constantemente de um lado pro outro. Enquanto -mikoto- mostrava a essência da pessoa que quer, mas não pode ir embora, -ryuya- estava dançando e cantando enquanto tocava, e -kagemaru- aproveitou todas as oportunidades de levantar e interagir com as fãs.

Absolutamente do nada, 14 dançarinas correram para o palco, vestindo camisas da turnê e calças de cores diferentes. -mikoto- disse que queria dançar com todo mundo enquanto mostrava e explicava os passos. Depois de algumas rodadas de ensaio, SMILEKAWAIINEN (スマイル★かわいいねん) começou e as fãs tiveram suas habilidades na dança testadas enquanto as dançarinas dançavam no palco e a banda se juntou também.

Outro destaque foi AISHI ANATA KYOUKAISEI (愛シ貴女狂怪性). Enquanto as dançarinas saíram, tochas de fogo foram acesas e fogo era atirado para cima no palco, mudando completamente a atmosfera do auditório. Enquanto as fãs faziam headbang, -mikoto- andou confiante no palco, parecendo nem ligar para todo o fogo ao redor dele.

Photo by Megumi Iritani

KIZU TO USO (傷と嘘) foi outra balada onde -mikoto- pode exibir seu canto suave e emotivo. Fumaça cobriu o chão do palco e -mikoto- pediu às fãs para acender as lanternas dos seus celulares. Apesar do lado da audiência estar totalmente escuro, com cada pessoa presente nela acendendo as lanternas, o auditório se tornou tão claro quanto a luz do dia. A tela acima do palco mostrava a plateia pela perspectiva dos membros, então não foi uma surpresa quando os três começaram a chorar.

E com as palavras de -mikoto- “por favor, mostrem seus belos rostos”, era a hora da última musica da noite: KICHUNE NO YOMEIRI (きちゅねのよめいり). As fãs imediatamente aplaudiram totalmente felizes e empolgadas e fitas douradas caíram do teto do espaço. Foi uma música extremamente alegre e que combinou perfeitamente com a comemoração que foi esse show.

Apesar de zigzag estar apenas em seu 6º ano de atividades, depois de presenciar o show deles, não é surpreendente que eles já conseguiram não só ter chegado ao Budokan, mas também esgotado todos os ingressos. Começando pela apresentação habilidosa e sem defeitos dos membros, a iluminação incrivelmente criativa e única, e os vídeos exibidos nas telas, foi uma experiência inesquecível. Também foi muito perceptível o quão importante aquele dia e aquela apresentação foram para a banda e que eles não vêm a hora de compartilhar sua jornada continua com as fãs, já que anunciaram mais shows e lançamentos para o próximo ano. Então não percam nada da experiência incrível que é o zigzag!

Report: Olga
Translation: Amanda

zigzag OFFICIALzigzag OFFICIAL Twitter
SpotifyApple Music

It would be great if you could support us with a small donation.
It might not be much for you, but it would help us providing more and better interviews in the future.
With a little bit of your support we might be able to realize even more!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s