It would be great if you could support us with a small donation.
It might not be much for you, but it would help us providing more and better interviews in the future.
With a little bit of your support we might be able to realize even more!


A promising band who had quite a slow start, are now hitting the ground running! Read here what they think about the label they just joined and their newest single!


Você comemorou seu 5º aniversário este ano. Existe algo que vocês alcançaram como banda que os deixa extremamente orgulhosos?

YOSHIKI: Embora as atividades da nossa banda não tenham um ritmo acelerado, acredito que ainda percorremos um longo caminho desde a formação da banda. Acima de tudo, lembro de ficar muito orgulhoso de lançar uma música sobre o COVID, no meio da pandemia em 2020, e que poderíamos vinculá-la ao nosso primeiro show one-man.

SOW: Eu acho que é o mesmo para mim. As capacidades das casas de shows foram limitadas por causa do COVID, mas acho que ainda estou orgulhoso por termos feito dois shows individuais ESGOTADOS. Mas não estou nada satisfeito (risos).

KOUHEI: Mesmo que eu tenha me afastado da cena visual kei no passado, estou orgulhoso do fato de que nós, como HOLLOW SHADE, conseguimos ser tão ativos em vários eventos que ajudaram a remover tanto o preconceito contra o visual kei quanto as barreiras da cena musical. Mesmo do ponto de vista objetivo, acho que conseguimos. Estou muito orgulhoso disso.

Há pouco tempo vocês se juntaram à Starwave Records. O que esse passo significa para vocês pessoalmente e para a banda em geral?

YOSHIKI: Significa muito para nós. Até agora, fazíamos tudo sozinhos, o que era muito difícil. Portanto, estamos muito gratos pelo apoio que recebemos em termos de distribuição e promoção. Além disso, em um nível pessoal, criou uma faísca para enfrentar a banda mais do que nunca, parece “virar uma nova página”.

SOW: É um dos sinais de nossa determinação como banda. Pessoalmente, sinto que finalmente chegamos à linha de partida.

KOUHEI: Este é um passo em direção a objetivos ainda maiores.

Ao entrar no selo, vocês também anunciaram seu novo single LAVE CAVE – TI/DE. LAVE CAVE começa como uma típica música de metalcore e depois alterna entre partes melodiosas e pesadas. Como é para você alternar entre diferentes estilos de canto em uma música?

YOSHIKI: Como compositor, dou aos vocais um papel semelhante aos instrumentos. Especialmente durante as partes de gutural das músicas, os vocais se tornam parte e desempenham o papel de um instrumento rítmico.

SOW: Alternar entre os guturais e as partes limpas já é o padrão para nós, então não há um significado profundo nisso (risos). Na verdade, não há nenhuma música do HOLLOW SHADE que seja apenas melodiosa. Atualmente, usamos uma mistura de gutural e cantos melodiosos ou apenas gutural. Na fase de composição, escolhemos gritos ou partes limpas dependendo do que funciona melhor com as músicas.

Em TIDE a frase “Não ou fugir da próxima vez”. Existe algo que vocês pessoalmente tem tentado fugir?

SOW: Tenho certeza de que todos experimentam um momento em que querem fugir da realidade. Mesmo que você não perceba durante esses momentos, muitas vezes acontece de você olhar para a situação e depois perceber. Você percebe depois de um tempo que está fugindo da dor e escolhendo o conforto. Eu coloquei essas experiências em minhas letras, então a resposta a essa pergunta é “Houve momentos em que eu fugi da realidade dolorosa e de situações desconfortáveis”.

KOUHEI: Eu acho que confrontar algo ao invés de fugir sempre significa estar consciente da morte. No passado, houve momentos em que tive que escolher entre a fugir ou morrer, e muitas vezes escolhi fugir para me proteger.

Suas letras são uma mistura de frases em inglês e japonês. Como você decide quais frases você quer expressar em inglês e quais em japonês?

SOW: A força de escrever em japonês é que uma coisa pode ser expressa em muitas frases difíceis e expressões indiretas, para que os ouvintes possam interpretar e analisar o significado por si mesmos. Eu realmente gosto disso. Eu acho que as expressões indiretas são uma parte da cultura lírica que é peculiar ao visual kei. Uso o inglês quando quero fazer expressões mais “diretas” ou falar sobre emoções como “sentimentos verdadeiros”.

SOW e YOSHIKI, vocês também faziam parte da mesma banda chamada XENOBLOOD. Como você conheceu KOUHEI e decidiu formar o HOLLOW SHADE?

YOSHIKI: Originalmente, KOUHEI e eu éramos conhecidos como guitarristas senpai (sênior) e kouhai (júnior). Muitas vezes tocávamos guitarras juntos em shows. SOW o conheceu quando ele se juntou ao HOLLOW SHADE.

SOW: Acho que foi em um bar. Não me lembro muito do começo (risos).

KOUHEI, você sempre pareceu tocar guitarra, mas agora você é baixista. Qual o motivo da mudança e de qual instrumento você gosta mais?

KOUHEI: Eu fui originalmente convidado para o HOLLOW SHADE como guitarrista suporte. Depois que o baixista inicial deixou a banda, fiquei muito honrado em ser convidado como guitarrista. No entanto, eu estava desconfortável com o baixo sendo tocado através de um gerador de som nos shows, então eu propus pessoalmente fazer o baixo de apoio. Eu toco guitarra, baixo e piano, mas pode ser difícil escolher qual instrumento eu mais gosto. Para mim, tocar qualquer instrumento é uma forma de me expressar, e quanto mais eu pratico, mais percebo a virtude de cada instrumento.

Vocês estão sem baterista desde a formação do HOLLOW SHADE, então quem cria a bateria para suas músicas? E além disso, como vocês costumam proceder durante a produção de uma música?

YOSHIKI: Basicamente, eu sou o compositor. Fazemos isso principalmente por meio de uma gravação por partes, mas mantemos a partitura simples no início. Então, nós refinamos com base nas improvisações dos bateristas de apoio no estúdio, ou com base nos arranjos para os shows. Entre eles, trabalhamos com um baterista suporte chamado Yosuke Kawase que nos ajuda a criar linhas orgânicas de bateria nos estágios iniciais de composição e gravação. A maioria das composições de músicas envolve eu sentado na frente de um computador com a guitarra e fazendo a programação enquanto me concentro na guitarra e na bateria. Acredito que o “core” da nossa banda é a união cuidadosamente montada de riffs de guitarra e bateria.

Assistimos alguns de seus vídeos de bastidores no seu Twitter. Vocês parecem se divertir muito dentro e fora do palco. Qual foi a coisa mais engraçada que aconteceu até agora durante suas turnês e produção de músicas?

YOSHIKI: Fico muito feliz que vocês estejam verificando até os mínimos detalhes sobre nós! A maioria das memórias marcaram são aquelas sobre problemas (por exemplo, nosso carro quebrou quando estávamos indo para Osaka durante uma turnê, filmar vídeos promocionais ao ar livre foi mais difícil do que o esperado, etc.). No entanto, quando olho para trás, estes ‘problemas’ se tornaram memórias divertidas sobre como fomos capazes de superar situações difíceis.

SOW: Eu concordo com YOSHIKI. Cada problema que enfrentamos se tornou uma boa memória no final.

KOUHEI: É para mim. Eu gosto de enfrentar problemas. Quando o motor do nosso carro parou no meio de uma montanha, eu fiquei super empolgado (risos).

Em abril, vocês se uniram ao KOUKOKU DENEI GUNGAKUTAI (皇國電影軍楽隊) para apoiar o Club Riverst com uma doação de 50% de sua venda de cheki. Você pode nos dizer por que queria apoiar este clube em particular?

YOSHIKI: Porque o Club Riverst é a casa de shows a que mais somos gratos. É o local em que fizemos nosso debut ao vivo e vários outros eventos. Além disso, casas de shows locais são partes muito, muito importantes para manter a cena musical local. Na época, toda a cena estava desesperada por causa do COVID, então começamos a pensar “O que podemos fazer?” e decidimos agir.

SOW: É como um lar para nós (risos).

KOUHEI: Porque realmente amamos essa casa de shows.

A combinação de visual kei e metal é muito popular no exterior. Quais músicas você recomendaria para quem ainda não conhece HOLLOW SHADE?

YOSHIKI: Pessoalmente, eu recomendo A DAY IN LIFE e COCYTUS. Ambas são músicas pesadas destacadas por um violão de 7 cordas, mas o ponto principal dessas músicas é que e como ela alterna entre partes pesadas e melódicas. Este último, porém, é um trabalho ambicioso que incorpora elementos composicionais como “COVID”, “the Plague” (a praga) e “Hell” (inferno) que aparecem na Divina Comédia de Dante. Por favor, ouça essas músicas.

SOW: COCYTUS e nosso novo lançamento, LAVE CAVE. Eu acho que a visão de mundo que apresentamos, e os elementos de metal dessas músicas são insanos.

KOUHEI: TI/DE e COCYTUS. O som por si só tem muitos pontos interessantes, como o magnífico desenvolvimento das músicas, a execução técnica e a beleza das melodias.

Vimos que vocês respondem aos comentários de seus fãs estrangeiros no YouTube. Vocês tem interesse em se apresentar fora do Japão algum dia?

YOSHIKI: Com certeza! Quando a situação no mundo melhorar, eu definitivamente quero ir para o exterior como o próximo passo. Por enquanto, vou me dedicar a fazer divulgação pela internet, e fazer músicas incríveis para melhorar o resultado.

SOW: Eu quero fazer isso. Tenho muito interesse. É um dos sonhos que eu definitivamente quero realizar algum dia.

KOUHEI: Eu quero realizar isso em um futuro próximo. Estamos esperando por ofertas de todo o mundo.

Se você pudesse comer apenas uma comida pelo resto da sua vida, o que você escolheria?

YOSHIKI: Caranguejos.

SOW: Caranguejos (risos). YOSHIKI e eu amamos caranguejos, tipo muito (risos).

KOUHEI: Caranguejos.

E por último, mas não menos importante, por favor, deixe uma pequena mensagem para seus fãs estrangeiros.

YOSHIKI: Se você gosta de ouvir nossas músicas, por favor recomende para seus amigos! Suas avaliações serão nossa maior divulgação!

SOW: Confio bastante que o nosso som é legal. Você, que está lendo esta entrevista, peço que fale confiante às pessoas ao seu redor que “Essa banda japonesa HOLLOW SHADE é muito legal!” (risos).

KOUHEI: HOLLOW SHADE é o melhor, então, por favor, nos ajude a chegar em todo o mundo.

Interview: Jenny & Chris
Translator: Kayomi

HOLLOW SHADE OFFICIALHOLLOW SHADE OFFICIAL TWITTER
SpotifyAPPLE MUSIC

It would be great if you could support us with a small donation.
It might not be much for you, but it would help us providing more and better interviews in the future.
With a little bit of your support we might be able to realize even more!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s